quinta-feira, 19 de abril de 2012

Candidato derrotado Serifo Nhamadjo é nomeado Presidente interino da Guiné-Bissau

Deputado do PAIGC, o maior partido do país, era o vice-presidente do parlamento até ao golpe de Estado de 12 de abril, e candidato derrotado na primeira volta das eleições presidenciais em Março, foi  3º  com votação insignificante  obteve 15,75%.

Serifo Nhamadjo

Serifo Nhamadjo, vice-presidente do parlamento até ao golpe de Estado de 12 de abril, será o futuro Presidente da República interino da Guiné-Bissau e Sori Djaló o presidente do Conselho Nacional de Transição, disse à Lusa fonte partidária.


Daba Nah Walna, porta-voz do Comando Militar que tomou o poder na Guiné-Bissau na semana passada, já tinha dito hoje à Lusa que enviou a proposta da nomeação daqueles dois ex-vice-presidentes da Assembleia Nacional Popular aos partidos políticos que formam o Conselho nacional de Transição.


Serifo Nhamadjo, do PAIGC - Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (maior partido do país e no poder até há uma semana), concorreu as eleições presidenciais à revelia do partido e ficou em terceiro lugar na primeira volta de 18 de março com 15% os votos.


Após terem sido conhecidos os resultados eleitorais, com outros quatro candidatos derrotados, incluindo Kumba Ialá (presidente do PRS) que ficou em segundo lugar, contestou o escrutínio alegando fraude eleitoral


Sori Djaló era também vice-presidente da Assembleia Nacional Popular e destacado líder do PRS, maior força da oposição na Guiné-Bissau.


Nas frequentes ausências de Kumba Ialá, era ele que conduzia os destinos do partido.

Sem comentários:

Enviar um comentário