domingo, 16 de outubro de 2016

Augusto Olivais novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau?

A delegação de mais de 20 pessoas regressou à Guiné-Bissau vinda de Conacri, onde foi concluído ontem um acordo para um governo inclusivo. Tudo indica haver consenso em torno do quadro sénior do PAIGC, Augusto Olivais, para chefiar o novo executivo, devendo ser nomeado já para a semana, mas foi pedido sigilo quanto ao seu nome.

O acordo de Conacri não clarifica o ponto da divergência que é a figura para chefiar o futuro governo inclusivo da Guiné-Bissau. A RFI soube, junto a fontes negociais, que as partes desavindas fizeram varias cedências em relação à proposta de três nomes apresentada pelo mediador, Alpha Condé.
No PAIGC a escolha recaiu na figura do antigo Secretário Nacional do Partido, Augusto Olivais, deixando cair os nomes de João Aladje Fadia, Director Nacional do BCEAO e Umaro Cissoko, considerado braço direito do Presidente José Mário Vaz.
O PRS deixou a decisão para o Presidente da República. Perante estas posições, o acordo tentou aproximar as partes já que os nomes apresentados em Conacri foram sugeridos pelo Presidente Mário Vaz.
As expectativas são enormes, defende oRepresentante da Sociedade Civil, Padre Domingos da Fonseca que afirmou que com o regresso de Conacri "seremos mais tranquilos. Que este acordo se torne o pilar para garantir, de uma vez para sempre, a coesão e estabilidade nacional".
As negociações vão continuar. O Governo Inclusivo a constituir permanecerá até a realização das eleições legislativas e locais em 2018 como nos dá conta o nosso correspondente em serviço especial para a RFI, Aliu Candé.
 da Guiné-Bissau15/10/2016Ouvir
governo guineense assinou o ministro da presidência do conselho de ministros, assuntos parlamentares e porta-voz do governo Aristides Ocante da Silva que evoca os dois principais pontos do Acordo de Conacri; "o Presidente da República deve nomear um primeiro-ministro da sua confiança está no acordo, mas que seja objecto de um consenso entre as diferentes partes".
Ministro de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Aristides Ocante da Silva15/10/2016Ouvir
Por seu turno pela segunda força política guineense, o PRS, assinou Florentino Mendes Pereira, que sem indicar nomes ressalva que cabe ao Presidente indigitar o novo primeiro-ministro de sua confiança, mas com o consenso das partes; "ficou claro como nós sempre explicámos, no âmbito do primeiro acordo que assinámos, de que se vai nomear um novo primeiro-ministro e que deve ser da confiança do Presidente".
Secretário-geral do PRS, Florentino Mendes Pereira15/10/2016Ouvir
Em representação dos 15 deputados dissidentes do PAIGC que, segundo o acordo de Conacri, serão reintegrados no partido sem condições, mas em conformidade com os estatutos do partido, quem assinou foi Braima Camará que apela à manutenção do espírito de unidade que permitiu o acordo de Conacri; "se todas as partes assinantes manterem o espírito que norteou a assinatura deste acordo vai satisfazer não só os quinze, mas o próprio país".
Representante dos 15 deputados dissidentes do PAIGC, Braima Camará15/10/2016Ouvir
"Permitiu à Assembleia Nacional Popular defender a ordem constitucional e das leis da República o que também se reflecte no acordo que rubricámos. Penso que é importante dizer aos guineenses que este acordo irá permitir a designação de um novo primeiro-ministro já na próxima semana" , como refere o Presidente do Parlamento guineense Cipriano Cassamá um dos assinantes do Acordo de Conacri.
Presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá15/10/2016Ouvir
Pelo PAIGC o documento foi assinado pelo seu presidente Domingos Simões Pereira, mas Aliu Candé recolheu as declarações do seu secretário nacional Ali Hijazi, que evoca sigilo quanto ao nome do novo primeiro-ministro, mas admite que o PAIGC cedeu em nome do povo guineense. "É positivo porque quando saímos daqui (da Guiné-Bissau) não tínhamos nada em comum. Nós cedemos porque tínhamos de ceder", destacousecretário nacional do PAIGC, Ali Hijazi.
Secretário Nacional do PAIGC, Ali Hijazi15/10/2016Ouvir


Sem comentários:

Enviar um comentário